O melhor escritório de todos - primeiro dia da mobilidade


Chegamos ao Centro Officina dei Sensi por volta das 9h da manhã, numa boleia dada pela Laura e pelo nosso interprete Damaso. O centro fica a cerca de 2,6 km do local onde ficamos alojadas, cerca de três minutos de carro. À nossa espera estava a Margherita, a gestora de projetos, que nos encaminhou para a sessão de boas vindas. 
Na sessão de boas vindas, foi explicado o funcionamento da Unione Italiana dei Ciechi e degli Ipovedenti, o funcionamento da instituição em Ascoli Piceno, bem como os serviços que prestam desde o nascimento ao final de vida a pessoas cegas ou com baixa visão.

Em seguida, conhecemos a plataforma de livros áudio, chamada de Libro Parlato e o seu funcionamento via chamada Zoom com o diretor geral.
Finalizada a sessão, tivemos a oportunidade de visitar todo o centro com o coordenador da área da reabilitação, e mais específicamente conhecemos o seu escritório, "o melhor escritório de todos", segundo o próprio.


Para finalizar a manhã, realizamos um rastreio visual com a optometrista da instituição que nos forneceu algumas dicas acerca do procedimento de avaliação funcional da visão.


Realizamos uma pausa para degustar um belo almoço na cozinha do centro, acompanhadas de alguns dos seus colaboradores. 



À tarde observamos duas sessões de estimulação visual e psicomotora em crianças em idade pré-escolar.




Um dia fantástico, que terminou em grande com um jantar ao nível da hospitalidade da equipa que nos recebeu.



Comentários